Quem nunca recebeu em casa uma visita fora de hora? Eu aprendi com vovó que uma visita sempre temos que tratar bem (não importa quem seja).
Por exemplo, o sujeito chega naquela hora (sem avisar) depois do almoço que você quer tirar uma soneca: temos que tratar o fulano bem, perguntar se já almoçou, se a resposta for não, oferecer almoço, etc e definitivamente esquecer a soneca.
Semana passada recebemos a visita de um amigo holandês. Em primeiro lugar que aqui ninguém visita ninguém sem antes ligar (nós por exemplo não visitamos os pais do meu marido sem antes combinar). Pois bem, ele ligou e veio. Acabou ficando para o jantar (isto porque convidamos com antecedência. Se não tivéssemos convidado, era só dizer que a gente ia querer jantar e ele iria embora).
Depois da janta ficamos conversando e lá pelas 8 da noite eu tava cansada e tava pensando: “até que não seria ruim se ele fosse embora para eu ir deitar”. Mas eu ficaria muito sem graça de dizer isso assim (“é falta de educação”, consigo até visualizar minha avó falando). Meia hora depois vem Marko e diz na lata: - Fulano, quero que você vá embora pois estou cansado e quero ir dormir.
Eu não sabia onde por a cara. Fiquei toda sem graça. O nosso visitante virou e disse: "Beleza! Foi bom conversar com vocês e obrigado por me avisar para ir embora".
O que??Como assim??? Aqui o importante é ser sincero. Falta de educação seria não dizer nada. Indaguei nosso visitante se ele não ficou chateado e a resposta dele foi: “Claro que não, achei muito simpático de Marko por ter me mandado embora. Isto quer dizer que ele me respeita e é sincero comigo”.
Eu sei de tudo isso na prática mas ainda não consigo fazer esse tipo de coisa ainda. Mas vou aprender, porque como minha avó também diria: a gente tem que dançar conforme a música.