Criar um Site Grátis Fantástico
Drogas
Drogas

Em primeiro lugar preciso dizer que os holandeses tem uma visão muito prática da vida. Aqui religião e decisões do Governo não se misturam. Aborto é liberado e pago pelo governo. Eutanásia é liberada. Protistuta aqui é profissão com carteira assinada. Elas pagam impostos e tem direito à aposentadoria. E o uso de drogas leves também é liberado. Vou enumerar algumas coisas que aprendi em como tudo isso é conduzido.

  1. Drogas aqui são categorizadas entre leve e pesada. Essa divisão é feita de acordo com o poder de vício que a droga tem. Desta forma, maconha é droga leve. Heroína, cocaína e alcool são drogas pesadas.
  2. Drogas leves são vendidas em coffee shops. Existem vários em cidades como Amsterdam e lá vende bolo de maconha, chá de maconha, pirulito de maconha e o cigarro em si. Tem muita gente que trabalha normalmente e no fim da tarde passa lá esporadicamente, toma um chá e vai pra casa fazer o jantar.
  3. Crianças a partir de 7 anos aprendem na escola sobre drogas. A seriedade na abordagem aumenta ao passo que a criança vai ficando mais velha. Desta forma, com 7 anos eles aprendem que por exemplo beber e dirigir não pode e que consequencias isso tem caso aconteça. A partir de 14 anos eles aprendem dados científicos/ estatísticos sobre todas as drogas. A idéia por trás disso é que ao chegar à idade de 18 anos, eles estão informados o suficiente para tomar a decisao em usar uma droga ou não.
  4. Aqui drogados (de droga leve ou pesada) são classificados como pacientes e não são de forma nenhuma criminosos. Então as cadeias aqui não estão superlotadas com pessoas que na verdade precisam se tratar, mas isto sobre o sistema penitenciário é tópico para outro texto que ainda vou escrever.
  5. Levando em consideraçao a ideia acima, existem centros do governo com seringas novas e heroína, cocaína disponível pra pessoa ir se drogar. O que os holandeses alegam é que esses drogados vão se drogar de qualquer jeito: com a droga de graça ou arrombando casas, cometendo roubos para poder manter o vício. Os gastos então proporcionando a droga são muito menores do que depois tentando combater o crime que pode ser causado pelo vício.
  6. Estes drogados podem em qualquer momento pedir para parar e o governo oferece tratamento de qualidade pros usuários. Mais uma vez falando com praticidade: o tratamento sai mais barato pros cofres do Governo do que manter a pessoa no vício.
  7. Existem também centros para pessoas viciadas em álcool onde elas recebem cerveja por bom comportamento. Cerveja porque tem teor alcóolico mais baixo que outros destilados. Cerveja aqui tem um teor alcóolico em torno de 18%.
  8. As estatísticas mostram que os holandeses usam muito menos maconha por exemplo do que os países vizinhos onde a droga é ilegal. Eles dizem que quando você informa desde cedo e prepara a pessoa para poder decidir por si própria, o desejo se torna muito menor. O que é proibido, desenvolve a curiosidade nas pessoas segundo eles.
  9. Minha experiência como estudante aqui: estudo com jovens na faixa dos 22 anos de idade e nunca vi ninguém fumando maconha, ou cheirando loló ou drogado, ou bêbado em sala de aula. Coisas que cheguei a presenciar no Brasil e na Austrália várias vezes. Até acho que uma pequena porcentagem dos alunos usa maconha uma vez ou outra, mas em horário de aula é todo mundo sério e leva a educação muito a sério. Dirigir embriagado é também algo que eles não fazem mesmo. Já presenciei várias vezes conversas da turma onde era decidido quem não ia beber na festa pra ser o motorista da galera. Gostaria de ter contato com jovens que não estão na faculdade para saber se isso também acontece com pessoas fora do ensino superior, mas infelizmente não tenho. Só assim minha experência poderia ser completa.
  10. Em contrapartida, aqui se fuma muito mais que no Brasil. Fico mesmo besta em ver muitos deles fumando. Pessoas muito jovens destruindo seus pulmões.